Normas e Submissão de Trabalhos

As propostas de apresentação de trabalho serão avaliados pelo Comitê Avaliador que levará em conta: a articulação com os eixos temáticos propostos, a originalidade, o desenvolvimento da temática, a abordagem, a escrita e a obediência às normas para trabalhos acadêmicos. O trabalho proposto pelo (s) autor (es) deve estar articulado a um dos três eixos temáticos:
GT 1: Educação, práticas pedagógicas e relações étnico-raciais
Discute as relações entre as diversas concepções de educação vigentes, suas práticas pedagógicas e as relações étnico-raciais existentes nos processos de formação de professores e estudantes, no formato curricular proposto pelas instituições educacionais, bem como, os aspectos ligados a construção e ou negação de identidades étnico-raciais nas escolas deste contexto histórico social. Novas possibilidades para ressignificar conjunturas escolares na superação de preconceitos, silenciamentos e exclusões.
GT 2: Memória, identidade e cultura afro-brasileiras
Discute trajetórias e memórias de populações socialmente e etnicamente discriminadas na história brasileira, tendo como base pesquisas realizadas sob diferentes abordagens, com uso de variada tipologia documental. Reflete sobre os elementos culturais, como a língua, a religiosidade, festividade, dança, música, crença e saber tradicional presentes nos respectivos espaços ocupados por afrodescendentes, como os remanescentes de quilombos com seus referenciais e identidades.
GT 3: Movimentos sociais, políticas públicas e negritude
Discute os referenciais de participação política e social existentes de forma visível ou não, desenvolvidos e vivenciados por lideranças e povos afro-brasileiros em suas lutas por espaços, acessos, vivência de direitos constitucionais, identificando o que tem sido negado, as negligências, as exclusões nos diversos âmbitos da vida cotidiana e que redundam em prejuízos à manutenção de sua dignidade e vivência de sua cidadania. Identificar nas políticas públicas já existentes os caminhos para mudanças necessárias, bem como, a necessidade de se construir novas propostas.
O trabalho proposto pelo (s) autor (es) deve estar articulado a um dos eixos temáticos, devendo explicitá-lo no texto escrito. Os trabalhos individuais ou em grupos poderão ser inscritos na forma de:
1. Comunicação oral - será coordenada pelo moderador do grupo de trabalho e apreciada por dois professores. Os trabalhos inscritos nesta categoria deverão apresentar resultados de pesquisas em andamento ou concluídas ou relatos de experiência com fundamentação teórica articulada e terá a duração de 15 minutos cada apresentação, seguida de debate.
2. Pôsteres: resultados de trabalhos em andamento que apresentem análises parciais consistentes, relatos de experiência e práticas de ensino. A apresentação dos pôsteres ocorrerá em sessão de uma hora coordenada por um professor, período no qual os autores farão suas apresentações.
1. Formatação do texto da comunicação oral
O texto deverá ter formato de artigo, com problemática anunciada e desenvolvida, conclusões/recomendações e referências, estruturado de 8 (oito) a 12 (doze) páginas, incluindo as referências bibliográficas e os anexos. A digitação e a formatação do texto devem seguir as orientações abaixo:
O resumo deve conter de 250 a 300 palavras, em espaço simples, apresentando no final três palavras-chave. Fonte da letra: Times New Roman, tamanho 12. Programa: WORD FOR WINDOWS; papel tamanho A4; margem superior e esquerda com 3,0 cm; margem inferior e direita com 2 cm; espaçamento entre linhas: 1,5 cm; espaçamento entre parágrafos: nenhum; alinhamento: Justificado; páginas numeradas a partir da segunda (no alto, à direita); mínimo de oito (8), máximo de doze (12 páginas); título em maiúsculo/negrito com alinhamento centralizado; títulos das subseções do texto enumerados e em minúsculo/negrito; Nome dos autores à direita, seguidos do nome da instituição e abaixo o Grupo de Trabalho selecionado.
2. Formatação do texto do Pôster
O texto do pôster deverá ter formato de artigo, com problemática anunciada e desenvolvida, conclusões/recomendações e referências, estruturado de 3 (três) a 5 (cinco) páginas, incluindo as referências bibliográficas e os anexos. A digitação e a formatação do texto devem seguir as orientações abaixo:
O resumo deve conter de 250 a 300 palavras, em espaço simples, apresentando ao final três palavras-chave. Fonte da letra: Times New Roman, tamanho 12. Programa: WORD FOR WINDOWS; papel tamanho A4; margem superior e esquerda com 3,0 cm; margem inferior e direita com 2 cm; espaçamento entre linhas: 1,5 cm; espaçamento entre parágrafos: nenhum; alinhamento: Justificado; páginas numeradas a partir da segunda (no alto, à direita); mínimo de três (3), máximo de cinco (5) laudas; título em maiúsculo/negrito com alinhamento centralizado; títulos das subseções do texto enumerados e em minúsculo/negrito; Nome dos autores à direita, seguidos do nome da instituição e abaixo o Grupo de Trabalho selecionado.
Critérios de Avaliação para os trabalhos a compor a publicação
Cada participante poderá inscrever apenas 1 (um) trabalho na condição de autor/co-autor na modalidade de comunicação oral e 1 (um) trabalho na modalidade pôster. Se um participante submeter mais de um trabalho em cada uma das modalidades (comunicação oral ou pôster), será considerado apenas o último trabalho submetido para parecer. Cada trabalho só poderá possuir, no máximo, três autores. Todos os autores deverão estar inscritos no evento. A avaliação dos trabalhos será realizada por dois pareceristas na condição de duplo cego, a fim de garantir o anonimato entre pareceristas e autores.
A Comissão Organizadora encaminhará as propostas de trabalhos que atendam às exigências de formatação para o Comitê Avaliador. As cartas de aceites serão enviadas até 10 dias antes do evento. Todos os trabalhos que atenderem às exigências de estar articulados às discussões do eixo e estiverem escritos em forma de artigo com problemática anunciada e desenvolvidos de acordo com as normas da ABNT, bem como atentarem para as regras de formatação e forem aceitos pelo Comitê Científico serão publicados em formato digital nos anais do evento.

Enviar o texto  para o email consciencianegrauneb@gmail.com

Até o dia 23 de outubro de 2016 

Nenhum comentário:

Postar um comentário